sábado, setembro 24, 2011

Sombras da Noite

Sombras da Noite é a primeira coletânea de contos de Stephen King (ao menos, a primeira lançada no Brasil). O livro é um apanhado de 20 histórias da década de 70, sendo que muitas foram adaptadas para o cinema ou para a TV.
Vou dar uma breve descrição dos contos, para vocês veêm e se gostarem, de lerem essa obra prima!


Prefácio
- Não é conto! Mas os prefácios de Stephen King são tão fodas quanto as histórias. Este em especial é bastante revelador, discutindo assuntos como o ato da escrita e o medo. Segundo Stephen King, o escritor de horror é aquele sujeito que nos trás más notícias, que diz na nossa cara que um dia, iremos morrer. O autor de horror pega nossa mão e nos conduz até o quarto onde uma forma humana jaz deitada sob um lençol branco... e então ele pega nossa mão e nos manda tocar naquele cadáver, e nós obedecemos...

Jerusalem's Lot - Chales Boone e Calvin McCaan mudam-se para uma casa na pequena cidade de Chapewaite. Ao encontrarem um mapa para Jerusalem's Lot, uma cidade fantasma nas imediações, os dois resolvem investigar, descobrindo que o lugarejo abandonado não está tão abandonado assim. Este é um conto escrito à moda antiga, através de cartas (exatamente a mesma estrutura de Drácula, só para citar um exemplo famoso). Leitores mais novos provavelmente vão achar a estrutura tediosa, mas os mais experientes saberão dar o devido valor para a história, que também faz citações ao universo de H.P. Lovecraft. Aliás, é interessante notar que apesar das duras críticas que Stephen King já fez ao Lovecraft, o escritor não esconde que é fã do criador dos mitos de Cthulhu. Um fã com ressalvas, que não se deixa iludir pelas neblinas do fanatismo, que fazem tantos aficionados ficarem cegos ante as imperfeições de seus ídolos.

Turno do Cemitério - Limpar os porões de uma fábrica textil parece ser uma boa forma de ganhar algum dinheiro extra; isso porque ainda não sabem que os ratos que lá habitam não são roedores comuns. Este é um conto claustrofóbico e tenso, que vai assustar aqueles que tem medo desses simpáticos e imundos mamíferos. Foi adaptado para o cinema, mas no momento não consigo encontrar informações sobre a obra. Assim que encontrar, posto aqui.

Espuma Noturna - Espécie de prelúdio ao épico romance A Dança da Morte, narra o cotidiano de pessoas que sobreviveram à uma super-gripe que dizimou a humanidade. Nesses tempos de gripe suína, esta é uma história que se mantém bastante atual e inquietante.

Eu sou o Umbral da Porta - Astronauta retorna de Vênus com a certeza de ter trazido um organismo alienígena em seu corpo. O impressionante nesse conto são as (não muito) sutis alterações que o invasor provoca no corpo do personagem principal. O final é um primor.

A Máquina de Passar Roupa - Somente Stephen King para criar uma trama tão absurda e transloucada e ainda assim convencer o leitor. A gigantesca máquina de passar roupa industrial da lavanderia (conhecida entre os funcionários como "estraçalhadora") adquire estranho gosto por carne humana após um horripilante acidente. Este conto também virou filme (Mangler - Grito de Horror), mas foi uma porcaria. Aliás, a maioria dos contos (normalmente ótimos) do senhor King resultam em filmes ruins, mas isso é assunto para outro tópico.

O Fantasma - Uma obra prima do horror, sobre um homem que ignora os pedidos de socorro de seus filhos, que juram que há um fantasma dentro do armário. Conto tão perfeito e assustador que sinto arrepios ainda hoje só de lembrar (aliás, foi a história que me inspirou a escrever O Lençol). É meu conto favorito do escritor e, segundo valiosa informação do amigo e colaborador L.F.Riesemberg, o conto foi filmado por Frank Darabont (o mesmo de A Espera de Um Milagre, Um Sonho de Liberdade e O Nevoeiro) quando este ainda estudava cinema (outro conto do livro filmado pelo diretor nessa época foi A Mulher do Quarto).

Matéria Cinzenta - Gosta de cerveja, amigo leitor? Eu também. Mas, além dos conhecidos riscos que o álcool trás para o organismo (risco de bater o carro ao tomar "um copinho com os amigos", danos ao fígado, etc e tal), Stephen King nos alerta para outro perigo do suquinho de cevada, quando este passou do prazo de validade: a transfiguração de nosso corpo em algo... diferente. Esta história não nega suas raízes trash e é bastante eficiente naquilo que propõe mostrar. No entanto, o melhor aqui é uma "história dentro da história" (King é mestre nesse aspecto), quando um dos personagens relembra um caso que ouviu de um amigo, sobre algo encontrado dentro dos escuros canais do esgoto. Arrepiante!

Campo de Batalha - Assassino profissional recebe uma estranha caixa de soldadinhos de brinquedo, proveniente da fábrica cujo dono acabou de assassinar. Em busca de vingança, os guerreiros de plástico mostram que sua munição é bem verdadeira (embora diminuta), e que suas táticas de guerra são boas o bastante para dar trabalho ao homenzarrão atordoado. Obra prima do humor negro, este conto foi (muto bem) adaptado para a série de TV Pesadelos e Paisagens Noturnas, com o grande Willan Hurt no papel principal. É fácil encontrar na locadora (é o volume I), esse vale à pena!

Caminhões - O que acontece quando um cometa passa próximo da Terra e partículas de sua cauda caem na nossa atmosfera? Os caminhões criam vida, lógico! Infelizmente (para os personagens do contos), os veículos não são lá muito amistosos... Nesta história (lamentavelmente dirigida pelo próprio Stephen King no sofrível Comboio do Terror) , acompanhamos um grupo de sobreviventes em um posto de gasolina, pensando como vão conseguir se livrar da sanha de um comboio de caminhões assassinos. Conto bacana!

Às Vezes Eles Voltam - Ao investigar o assassinato de três de seus alunos, Jim Norman descobre que os homicidas talvez sejam os mesmos marginais que mataram seu irmão, quando ambos eram crianças. O mais estranho é que os assassinos não parecem ter envelhecido durante todos esses anos... História mediana, que também foi adaptada para o cinema (mas ainda não assisti, então não posso opinar).

Primavera Vermelha - Em 1968, estranhas mortes acontecem no Campus de New Sharon, porém o responsável não é capturado. Oito anos depois, as alunas começam a ser mortas da mesma maneira (não, não é uma continuação da história anterior). Excelente conto, baseado em personagem folclórico de famosa lenda urbana (Jack Saltos de Mola).

O Ressalto - Ao descobrir que sua esposa estava tendo "aulas extras" com o professor de tênis, milionário oferece uma chance para o atencioso professor escapar com vida: sob a mira de uma arma, o homem terá que dar a volta por todo o 43º andar de um prédio... pelo lado de fora, equilibrando-se no ressalto que dá a volta por todo o andar. Conto angustiante e de fazer palpitar o coração daqueles que têm medo de altura (como este que vos fala). Foi adaptado com eficiência para o cinema, fazendo parte do filme Olhos de Gato.

O Homem do Cortador de Grama - Sujeito contrata (através de anúncio de jornal) alguém para cortar sua grama. O que ele não esperava era que o método do gajo fosse tão... incomum. História sem nada de especial, mas que não compromete. Aliás, reparem numa verdade absoluta sobre Stephen King: mesmo seus contos inferiores costumam ser muito acima da média. Curiosidade: o filme O Passageiro do Futuro foi lançado nos EUA com o mesmo nome desse conto e, embora as tramas não tenham nada a ver uma com a outra, os produtores picaretas colocaram nos pôsters que aquela era uma adaptação de um conto de Stephen King! Se não me engano rolou um processo na época, mas não sei qual foi o resultado.

Ex-Fumantes LTDA - Quem fuma já sabe o quanto é difícil largar o vício; então, quando executivo decide procurar uma organização que promete métodos infalíveis para deixar o cigarro, acaba descobrindo que a possibilidade de um câncer de pulmão talvez não seja tão ruim assim. Posso lançar um spoiler? Lá vai: a organização ameaça provocar algum mal para a família do executivo cada vez que ele colocar um cigarro na boca... e "provocar algum mal" inclui dedos cortados e coisas piores. Outra pérola do humor-negro, também foi adaptado para o filme Olhos de Gato.

Sei o Que Você Precisa - Jovem bonita conhece rapaz não muito bonito, mas que parece sempre saber o que ela deseja. É quase como se ele pudesse ler sua mente. Este é um dos contos mais fracos do livro, sem contar que o desfecho me pareceu um tanto injusto... Mas isso talvez seja implicância minha.

As Crianças do Milharal - Casal vai parar em cidadezinha estranha (ahh, a boa e velha trama da "cidadezinha estranha"), onde não há ninguém com mais de 19 anos. Conto legalzinho, que deu origem ao filme meia-boca Colheita Maldita.

O Último Degrau da Escada - Conto eficiente e sem qualquer toque sobrenatural, abordando o drama de um homem que salvou a vida de sua irmã durante a infância... Mas que se vê incapaz de salvá-la agora que ambos são adultos.

O Homem que Adorava Flores - Uma singela história de amor sobre rapaz comprando flores para sua amada. É claro que "singela" tem um significado diferente quando se trata de uma história de Stephen King. É outra obra-prima do escritor!

A Saideira - História intimamente ligada com o romance A Hora do Vampiro. Os adoráveis sanguessugas não podiam faltar em um livro de contos, não é verdade?

A Mulher do Quarto - Outro conto dramático e sem qualquer aspecto sobrenatural, que aborda a relação entre um homem e sua mãe doente, que está sofrendo demais. Uma história forte sobre eutanásia, que fecha o livro com maestria.

E é só isso.
Espero que gostem :)

quinta-feira, setembro 08, 2011

Stephen King

Stephen Edwin King, nasceu em Portland, 21 de setembro de 1947. É um escritor estadunidense, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Seus livros foram publicados em mais de 40 países e muitas das suas obras foram adaptadas para o cinema.


Embora seu talento se destaque na literatura de terror/horror, escreveu algumas obras de qualidade reconhecida fora desse gênero e cuja popularidade aumentou ao serem levadas ao cinema, como nos filmes Conta Comigo, Um Sonho de Liberdade (contos retirados do livro As Quatro Estações), Eclipse Total, Lembranças de um Verão e À Espera de um Milagre.

Vou passar algumas obras dele.

Ficção

1974 - Carrie (Carrie)
1975 - A Hora do Vampiro (Salem's Lot)
1977 - O Iluminado (The Shining)
1978 - A Dança da Morte (The Stand)
1979 - A Zona Morta (The Dead Zone)
1980 - A Incendiária (Firestarter)
1981 - Cão Raivoso (Cujo)
1983 - Christine (Christine)
1983 - O Cemitério (Pet Sematary)
1983 - A Hora do Lobisomem (Cycle of the Werewolf)
1984 - O Talismã (The Talisman, escrito com Peter Straub)
1985 - Tripulação de Esqueletos (Skeleton Crew)
1986 - A Coisa (It)
1987 - Os Olhos do Dragão (The Eyes of the Dragon)
1987 - Angústia (Misery)
1987 - Os Estranhos (The Tommyknockers)
1989 - A Metade Negra (The Dark Half)
1990 - A Dança da Morte (expandida) (The Stand: The Complete & Uncut Edition)
1991 - Trocas Macabras (Needful Things)
1992 - Jogo Perigoso (Gerald's Game)
1992 - Eclipse Total (Dolores Claiborne)
1994 - Insônia (Insomnia)
1995 - Rose Madder (Rose Madder)
1996 - À Espera de Um Milagre (The Green Mile)
1996 - Desespero (Desperation)
1998 - Saco de Ossos (Bag of bones)
1999 - A Tempestade do Século
1999 - The Girl Who Loved Tom Gordon (não publicado no Brasil))
2000 - Riding the Bullet (não publicado no Brasil)
2001 - O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher)
2001 - A Casa Negra (Black House, escrito com Peter Straub)
2002 - Buick 8 (From a Buick 8)
2005 - O Rapaz do Colorado
2006 - Celular (Cell)
2006 - LOVE: A História de Lisey (Lisey’s Story)
2008 - Duma Key (Duma Key)
2009 - Under the Dome
2010 - Blockade Billy

Não ficção

1981 - Dança Macabra (Danse Macabre)
1988 - Nightmares in the Sky: Gargoyles and Grotesques
2000 - On Writing
2000 - Secret Window, Secret Garden
2005 - Faithful: Two Diehard Boston Red Sox Fans Chronicle the Historic 2004 Season

Livros de Contos

1978 - Sombras da Noite (Night Shift)
1982 - Quatro Estações (Different Seasons)
1985 - Tripulação de Esqueletos (Skeleton crew)
1990 - Depois da Meia-noite (Four Past Midnight)
1993 - Pesadelos e Paisagens Noturnas I e II (Nightmares & Dreamscapes)
1997 - Six Stories
1999 - Corações Perdidos da Atlântida
2002 - Tudo é Eventual (Everything is eventual: 14 Dark Tales)
2008 - Just After Sunset
2011 - Ao Cair da Noite
Informações retiradas no ano de 2011.

Há mais obras dele, mais só coloquei algumas mesmo!
Bem, eu INDICO á todos á lerem alguma das obras dele e garanto que se você tiver bom gosto, você não vai se arrepender!

domingo, setembro 04, 2011

Gakkou no Kaidan



O anime se trata da vida de Satsuki Miyanoshita (personagem principal), e de seu irmão, Keiichirou Miyanoshita.
Eles mudam para a cidade natal de sua falecida mãe, e no primeiro dia de escola eles descobrem que a escola antiga, que fica proxímo à escola atual, é assombrada, e a mãe deles fora responsável por exorcizar os fantasmas que assombravam essa escola. No primeiro episódio eles prendem um fantasma (acidentalmente) no corpo de seu gato Kaya porém até o último episódio o fantasma se mostra muito carinhoso e sempre ajuda os irmãos e seus amigos a vencerem os fantasmas malignos que passa em seu caminho, mesmo que muitas vezes de má vontade e outras prefere não ajudar diretamente, apenas dando dicas. A mãe de Satsuki registrou todas as suas experiências em um diário para que um dia, se os fantasmas fossem soltos outra vez, alguém pudesse enfrentá-los. Ironicamente, os fantasmas voltaram, e agora é o dever de Satsuki exorcizar esses espectros diabólicos de uma vez por todas.
Satsuki faz amizade com personagens bem peculiares: Hajime, um garoto com um pervertido passatempo de espiar a calcinha de suas colegas de classe; Momoko, uma aluna da 6ªsérie com poderes mediunícos; e Reo, um amigo do Hajime com uma obsessão por fenômenos paranormais. Com o passar da série, eles vão descobrindo vários mistérios: tanto da vida da mãe de Satsuki, quanto o mistério da "escola assombrada".

A seguir vou postar sobre os fantasmas desse incrivel anime :)

Kinjiro Ninomiya: É um fantasma em forma de estátua que assombra a escola velha. Assim como a Hanako e o Cachorro, ele também é inofensivo. Seu nome é derivado de uma importante figura da educação japonesa, Hotoku Ninomiya.

Cachorro Humano: É um fantasma com corpo de cachorro e rosto de pessoa. Ele só aparece resmungando e reclamando que está desapontado, mas parece ser inofensivo.

Hanako: É o fantasma de uma garota que sempre aparece no lote quatro do banheiro feminino. Apesar de ser um fantasma, Hanako é inofensiva e só quer arrumar amigos. No episódio dois, ela danifica o sistema de canos da escola nova para recorrer ajuda com a aparição de Papel Vermelho-Papel Azul nos banheiros da escola velha.

O Motoqueiro sem Cabeça: É um fantasma de um ex motoqueiro de gangue que morreu dentro do mar afogado e quando foi encontrado estava sem a cabeça, então no dia do aniverssário de sua morte ele sai pela cidade atras de vitimas para arrancar a cabeça.

Teki-Teki: É um fantasma que assombra a escola velha, sempre segurando duas tesouras enormes que ele usa para cortar o pescoço de suas vítimas. Ele só aparece no primeiro episódio.

Amanojaku: É um poderoso demônio que tentar matar Satsuke e os outros no primeiro episódio, mas é aprisionado por um feitiço no corpo do gato da Satsuke, Kaya. Desde aí, ele espera ansiosamente para sair do corpo do gato. Apesar de rabugento, Amanojaku sempre dá dicas às crianças para exorcizar os outros fantasmas.

Papel Vermelho/Papel Azul: É um demônio que assombra banheiros, sempre perguntando às suas vítimas se elas querem papel vermelho ou papel azul. Ambas as alternativas são mortes horríveis.

Kutabe: É um fantasma que assombra uma longa escadaria que fica próxima à escola. Ele é capaz de realizar desejos, contanto que esses sejam pedidos no 4° degrau da escada. Porém, os desejos provocam uma tragédia ao mesmo tempo. Kutabe parece também ter alguma relação com a peça de teatro apresentada no episódio três.

Bethoven: É o fantasma do famoso compositor Ludwig Van Beethoven, que mata suas vítimas tocando a música “Für Elise” quatro vezes para elas. Mesmo que a vítima tente fugir, o Fantasma do Piano fará de tudo para que ela ouça a música.

Velocista: É o fantasma um menino que estava determinado em ganhar na corrida no festival de esportes da escola, mas no dia da corrida ele fora atropelado, impedindo de realizar seu sonho. Ele persegue pessoas que gostam de correr para cortar suas pernas.

Babasare: É um fantasma que aterroriza apenas crianças que sentem medo facilmente, o que significa que ele não aparece para adultos ou para crianças corajosas como a Momoko. Ele sempre traz uma foice consigo e tem o poder de alterar a realidade.

Fantasma do Espelho: São espíritos maus que vivem no universo do espelho. Eles são capazes de copiar a forma de qualquer pessoa com exceção dos olhos.

Harpia: É um demônio que atrai pessoas perdidas para o Rio Estige, um lugar que serve de passagem para o mundo dos mortos, e então as obriga a entrarem no barco em direção ao Estige.

Bola de Neve: É uma coelha morta que fora trazido à vida novamente através de magia negra por Mioh, a tratadora de animais da sala de Satsuke. No entanto, o encanto também fez que ela se transformasse num monstro assassino durante a noite.

Tunel Fantasma: Um túnel antigo da cidade que abriga fantasmas de pessoas que morreram lá dentro. Esses fantasmas conseguem drenar a energia vital de qualquer pessoa que entrar no túnel sem proteção. Eles são tão poderosos que nem mesmo a mãe de Satsuke conseguiu exorcizá-los.

Marry a Boneca: Uma entidade maligna que se apresenta na forma de uma empoeirada boneca de porcelana e persegue Satsuke no décimo primeiro episódio, perguntando se Satsuke quer brincar com ela.

Fantasma da Enfermeira: Também conhecida como a Deusa da Morte, essa enfermeira avisa às pessoas que vão morrer em breve para que elas possam falar com seus entes queridos pela última vez. No início do episódio, Satsuke suspeita que a enfermeira que fazer algum mau para o Keichiro.
Da Vinci: É o fantasma de um professor de arte da escola velha obcecado por Leonardo Da Vinci, cujas pinturas são capazes de sugar a existência do ser que foi reproduzido na pintura, seja vivo ou fantasma.

Shizuko: É o fantasma de uma mulher que depois de noivar morreu atropelada por um taxista, e agora assombra o cruzamento onde morreu.

Olho das Trevas: Uma poderosa entidade maligna que aparece na forma de uma garota chamada Shinobu e provoca outras garotas a participarem de perigosas simpatias, que acaba custando suas vidas. Shinobu na verdade foi colega de classe da mãe de Satsuke, que desapareceu misteriosamente.

Soma: É um fantasma que se mostra em forma de uma árvore, a causa dos aparecimento desse fantasma pode ter sido causado pelo problema nos veios subterraneos, ele assombra o local em que aparece fazendo aparecer coisas estranhas.

Yuki: É o fantasma de uma menina que havia morrido no Lago Bloodstain e aterroriza os humanos porque ninguém se importou em procurar o corpo dela.

Akane: Uma menina que trabalhava na sala de rádio da escola velha, mas sofreu um ataque cardíaco e conseqüentemente se transformou num fantasma vingativo que almadiçoa qualquer um que ouvir sua voz, fazendo que a vítima morra no pôr-do-sol do mesmo dia.

Ouma: Um poderoso demônio que aparece no último episódio, tentando matar Satsuke e Keichiro. Ele pode controlar pessoas e outros fantasmas, até mesmo aqueles que foram exorcizados, e em certa cena ele criou uma enorme cratera com lava para prender Satsuke na escola.

Kushisake Onna: A mulher de boca rasgada pergunta a sua vítima se sua boca é bonita, se responder “sim”, ela deforma sua boca. Essa fantasma iria aparecer no episódio 3 que foi cancelado pois, depois da exibição o estúdio recebeu uma crítica vinda de uma instituição de deficientes físicos e decidiram não exibir mais esse episodio por ter sido considerado preconceituoso, pois, na realidade, existe uma doença que causa esse tipo de deficiência.

Bem, eu particulamente adoro muito esse anime.
Além de ter uma história incrivel, ele nos mostrar algumas tradições do Japão relacionado ao sobrenatural, algo que acho super interessante.
INDICO :)